segunda-feira, 28 de abril de 2008

Histórico da E.E.F. Cel. Adauto Bezerra

A Escola de Ensino Fundamental Coronel Adauto Bezerra, nasceu da necessidade da comunidade do bairro Alto Guaramiranga que muito lutou para realizar o seu intento O Sr. Mário Alencar Barreto, conhecido Mário Neco, foi o doador do terreno para a construção desta escola. Foi inaugurada em 20 de Maio de 1979 na administração do então prefeito Joaquim Magalhães Filho que tinha na época como secretário de educação do Município, José Adauto Almeida Pinto.
A escola deu início suas atividades com 04 salas de aula, secretaria, cantina, depósito de alimentos e 03 banheiros. Na sua inauguração recebeu o nome do governador daquela época, Coronel Adauto Bezerra que muito colaborou para o desenvolvimento da cidade. A referida escola atendia a clientela de 145 alunos de alfabetização e 1ª série, distribuídos em dois turnos manhã e tarde. Teve como sua primeira diretora à professora Maria de Jesus Félix e o corpo docente eram compostos pelas professoras: Maria Neide Pinto Pereira, Francisca Maria Cruz e Maria Vanda Mendes.
Em 1984, na gestão do Exmo.sr. Prefeito José Ivan Magalhães Monteiro, ocorreu no período uma eleição para a escolha de uma coordenadora, na qual foi eleita entre os professores em exercício, a professora Sra. Maria das Graças Viana Sousa. A mesma foi nomeada no ano de à diretora no ano de 1985 e até hoje vem se reelegendo, desempenhando um trabalho digno e coletivo com a comunidade. A partir do referido ano teve um expressivo aumento de matrículas e a escola começou a funcionar em três turnos, com o passar dos anos para atender a clientela foi necessário uma ampliação e foram construídas mais três sala de aula, mais a escola não parava de crescer.
No ano de 2001, o prefeito Antonio Glauber Gonçalves Monteiro, juntamente com o secretário de educação da época Celso Crisóstomo Secundino, sensibilizados com a situação e conscientes do crescimento da clientela, se empenharam em mais uma ampliação para atender adequadamente a clientela. A qual conta hoje com 11 salas de aula, 01 multimeios, 05 banheiros, secretaria, almoxarifado, cantina e depósitos de alimentos.Neste ano de 2008, a escola comemorará seus 29º aniversário, onde tem múltiplos papéis exercidos ao longo destes anos na construção do conhecimento e na história da comunidade, vem apresentando muitas transformações nos seus aspectos condizentes ao sucesso da aprendizagem dos alunos. Atualmente atende a modalidade da educação infantil com 178 alunos, Ensino Fundamental (1° ao 9º ano) 1137 alunos, e na EJA 16 alunos, totalizando 1.331 alunos distribuídos em três turnos, manhã, intermediário, tarde e em cogestão com a E.E.F.M Frei Policarpo, onde atende 120 desses alunos. Conta com os serviços prestados de 63 servidores entre funcionários e professores esses todos com nível superior. Sobre a coordenação do Grupo Gestor: Diretora: Maria das Graças Viana Sousa, Coordenadora Pedagógica: Lana Mara Lopes Almeida Moreira e Secretária Escolar: Francisca Maria Barbosa de Sousa

Nenhum comentário: